COMITÊ FAZ A 3ª REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

Ocorreu no dia 17 de julho, a terceira reunião do comitê de coordenação das comemorações do jubileu da formatura do IMERAB 1974. Foi na casa do formado Altamir Antonini em Ijuí, em que foi tratado aspectos de nosso encontro.

Por Antônio Tambara foi relatado que já fez contato com todos os 28 formandos vivos e, inclusive, com as companheiras de daqueles falecidos. Só para relembrar a vocês já faleceram: João Valmir Cezimbra Lopes, Marino de Marchi, Indelmar Guintzel, Odir Sphor, Luiz Flavio Pastório (O Branca) e Ricardo Ruzin.
           Ainda ressaltou a importância de estender o convite para familiares e amigos de todos os formandos e das turmas anteriores e posteriores a turma 74.

A Noemi relatou que também manteve contato com todas as economiárias em número de 17, inclusive com os familiares de Janete T. Treuhes já falecida. Dessa forma o grupo de formandos vai é de 44 vivos.

Em ato contínuo o Altamir relatou como está o projeto da edição de um livro comemorativo aos 50 anos de criação do Festiva Estadual de Folclore de Escolas Agrícolas.

           Esse festival foi uma criação do Centro Estudantil José de Alencar de Ijuí (CEJAI), em parceria com o Instituto de Educação Rural Assis Brasil (IMERAB), tendo como principal idealizador o estudante Gilberto Camargo Lamaison. Este festival foi um dos eventos pioneiros no Rio Grande do Sul abordando o tema folclore e tradições no RGS. Foi justamente no mandato de Altamir na presidência do Centro que foi criado o festival e, com ele permaneceu muitas informações e contatos com os demais realizadores. Na ocasião em que está sendo comemorado o Jubilei da turma de Técnicos, que eram estudantes naquela época, o Comitê de Coordenação, juntamente com o Altamir Antonini, tomaram a iniciativa de marcar a data com o lançamento de um livro que procura resgatar dados as memórias daqueles tempos. Para capitanear esse o projeto a comissão convidou Altamir Antonini, que com a colaboração de outros que participaram dos eventos. O Altamir aceitou prontamente a Missão e está tocando muito bem o projeto.

            Nos informou o escritor Altamir que os trabalhos estão indo muito bem, que conseguiu farto material junto aos jornais de Ijuí, do Museu de Ijuí e muitos colegas que estavam presentes nos festivais.

            O comitê deliberou, por sugestão do Altamir, fazermos o pré-lançamento do livro no mês de agosto e a publicação nos próximos meses, tempo necessário para fazer o acabamento e impressão do mesmo.

            Finalizando o escritor Altamir disse que o livro que está sendo elaborado se trata de um documento histórico que registra o histórico do FEFEA (Festival Estadual  de Folclore entre Escolas Agrícolas) e posteriormente FENAFEA (Festival Nacional de Folclore entre Escolas Agrícolas) realizados no CTG Clube Farroupilha e no CTG Laureano de Medeiros, este festival  resgatou o folclore e a cultura das tradições gaúchas.

            “No que se refere ao encontro do dia 23 de novembro, está com organização básica pronta, o grande trabalho é motivar a todos os formandos para comparecerem”, disse o Antônio Tambara.

            Redação: Eugenio Frizzo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima